Foto de Alvaro Garcia, Jornal "El Pais"

"Der Hügel kocht": O livro de culinaria de Bayreuth!

Receitas culinarias e ópera: Duas paixões em um livro!

Aí estão algumas receitas dos nossos amigos de Bayreuth! Mais que uns uns simples livros de receitas, é uma maneira de conhecer um pouco os gostos dos nossos amigos wagnerianos!

Certamente que nossa querida Waltraud esta presente também! Compartilhando a sua receita com “Bio-Schwein” (porco orgânico), costela do porco orgânico com legumes mediterrânicos e aspargos verde!

Não duvido que ela domine a cozinha assim como o palco, mas eu adoraria uma opção vegetariana! (Vegetariana ha 5 anos, prefiro os animais vivos! A minha sugestão: substituir o porco por salsichas de tofu defumado!)

De qualquer modo fico contente com a sua escolha pelos alimentos orgânicos!


Não conheço ainda o livro, mas creio que associar algumas receitas vegetarianas à Bayreuth seria interessante, dado que Richard Wagner considerava muito os animais.

Assim como escreveu numa carta intitulada: "Carta à Ernst Weber (contra a vivisecção)" em 1879:

“… Quando a sabedoria humana compreendeu que o animal e o homem são frutos do mesmo sopro criador, parecia demasiado tarde para desviar a maldição que atraimos sobre as nossas cabeças, colocando-nos ao nível de animais ferozes que consomem alimento animal: doenças e misérias de qualquer tipo às quais não se viam nos homens que viviam unicamente com base em uma dieta de origem vegetal. O reconhecimento que adquirimos fez-nos compreender a culpabilidade profunda da nossa existência terrestre: decidiu aos que foram convencidos daquilo deveriam renunciar à qualquer alimento que excita as paixões e a abster-se de qualquer alimento animal. São a estes sábios aos quais revelou-se o mistério do mundo como um incessante movimento de liberação que so podia ser libertado para voltar à unidade sã e tranquila através da piedade. Unicamente a piedade que sentia por todo ser que respira, daria a liberdade ao sábio da metamorfose incessante de todas as existências penosas pelas quais deve passar até chegar a redenção definitiva..."

Clique na fotografia para saber mais a propósito do livro. (em alemão)